segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Matéria sobre Artifact

Tivemos acesso à uma parte da entrevista/ documentário, sobre a "briga" que 30STM teve com sua gravadora e uma noção de como é difícil ser um artista respeitado em um ninho de cobras que o "show business.

30 Seconds To Mars, formado em 1998  foi criado por Jared  e Shannon Leto. Eles assinaram um contrato com a Immortal Records  no ano seguinte, 1999.Deve-se entender como esse mundo da música estava: as gravadoras tinham desfrutado de décadas de lucros incríveis , ambos com vinil e CD. A revolução da internet ainda estava para ser sentida.
O grupo concordou em entregar três dos cinco álbuns necessários como parte de um acordo de nove anos. Mas não foi isso que aconteceu : o primeiro registro, que deveria ser chamado de "Welcome to the Universe ", mas acabou auto-intitulado, foi lançado em agosto de 2002. Com som Alternativo e um tanto agressivo, o álbum não teve vendas esperadas e a MTV se recusou a divulgar seus vídeos
O fenômeno Echelon nada mais é que, uma equipe de rua que espalha tudo sobre a banda, arrasta pessoas para os shows , telefona para estações de rádio pedindo-lhes para tocar Mars e distribuiu panfletos nas ruas. Não havia Facebook, Twitter  ou YouTube. Blogs foram a coisa mais quente na época e claro o boca a boca. E em 2003, Tomo Milicevic se juntou à banda quando Solon Bixler desistiu.
Em 2004 , Jared tinha filmado "Alexandre – O grande " e  a banda estava na estrada . Eles voltaram para o estúdio e gravaram "A Beautiful Lie", o álbum que definiria sua carreira. Lançado em 2005, que levou um ano inteiro para obter feedback sério. Eles quase desistiram. Mas a música e o vídeo clipe “ The Kill " praticamente salvou a banda, que levou eles a ganharem vários prêmios e ajudou a impulsionar as vendas de ABL , que estão atualmente acima de 4 milhões.
Por esse tempo, a Virgin tinha assumiu os contratos que a Immortal Records  tinha com os artistas. As pessoas que apostaram os irmãos Leto já não estavam presentes. Nos próximos dois anos, a fez uma turnê. Em 2007,  Jared comprometeu muito sua saúde ao engordar quase 40 quilos para encarnar o assassino de John Lennon no filme " Capítulo 27 ". O problema maior não foi a parte de “engorda”, e sim o rápido emagrecimento que Jared se forçou a fazer logo após o término das filmagens. Sua saúde nunca foi totalmente recuperada.
No verão de 2008, Jared e Shannon decidiram rescindir o contrato com a Virgin, que agora pertencia à EMI, mas a gravadora os processou.
"Se você acha que o fato de ter vendido mais de 2 milhões de discos e nunca ter sido pago um centavo é um fato inacreditável, bem, nós também. E o fato de que a EMI nos ter  informado não só que  não nos pagariam nada, mas que nós ainda devíamos a eles  1,4 milhões de dólares, isso é mais louco ainda. " -  diz Jared Leto , 17 agosto de 2008.

 A EMI processou o 30 Seconds to Mars por quebra de contrato. De acordo com a ação, a banda não conseguiu entregar os três álbuns que deveriam liberar. A EMI pediu 30 milhões de dólares por danos. Para entender melhor, tudo que gira em torno do álbum, da turnê, aparições promocionais e outras despesas que são cobrados da banda. Eles precisavam pagar por tudo antes que eles  começariam  a ganhar dinheiro . No caso do Mars, eles nunca fizeram isso.



Se você acha que o fato de ter vendido mais de 2 milhões de discos e nunca ter sido pago um centavo é inacreditável , bem, nós também. E o fato de que a EMI informou que além de não nos pagar nada, ainda teríamos que pagar 1,4 milhões de dólares para eles é ainda mais louco.”
A maioria dos acordos das gravadoras impõem que todas as despesas são reembolsáveis ​​contra royalties dos artistas. Cada limousine, cada voo e quarto de hotel, os custos de produção da MTV, performances e Prêmios ( eles são geralmente pagos pelo artista ), bem como custos com propaganda e turismo - tudo isso acrescentado e tudo isso é recuperável " – diz Helienne Lindvall , compositor e músico profissional, comentando sobre a ação contra a Mars em "The Guardian" , agosto de 2008.
Mars contra processou a gravadora usando o mesmo artigo que Metallica e Courtney Love usaram para renegociar contratos com suas gravadoras.
“Nós nunca consideramos acabar com a banda. Estes últimos anos foram fenomenais, além do imaginável e devemos cada parte dele para vocês". Apesar do que Jared escreveu naquele dia de agosto para acalmar os fãs, a viagem poderia ter terminado. E se a disputa durasse anos? E se EMI ganhasse? Como eles iriam pagar 30 milhões de dólares em danos?
Antes da ação, a EMI disse a banda que o próximo álbum, que já estava sendo trabalhado, seria usado para pagar qualquer dívida que existisse ( 1,4 milhões de dólares).
Artifact foi gravado durante este tempo. Jared queria documentar,  não só as lutas da batalha legal, mas também o making of do terceiro álbum.
" This is War " foi gravado no estúdio doméstico de Jared, de forma independente, da mesma forma que a banda lutou contra o processo judicial. Foi uma viagem próxima da insanidade. Mark Ellis, o produtor britânico, veio para ajudar.
Representantes que eram sócios EMI tentaram impedir as filmagens de "Artifact" e gravação de " This is War ". Em um ponto, em " Artifact", Jared está tocando uma música no piano. Ele suspira. e canta:
" Eles são donos de tudo" ...
" Eles são donos de tudo" ...
" Eles são donos de tudo" ...
EMI legalmente controla suas vidas e suas músicas, e eles não tinham visto um centavo de seu trabalho. E ainda estavam sendo processado por 30 milhões de dólares.


A velha batalha entre arte e comércio", como Jared descreve em Artifact, também retrata artistas muito ingênuos, que aprenderam muito com todo esse processo . Jared não queria desistir. E também não queria se comprometer. Mas ele tinha que fazer. A banda propôs uma reunião com a gravadora para tentar resolver as coisas fora do tribunal. Eles esperaram dias e noites por uma resposta que não vinha . Somente esse desespero seria o suficiente para escrever um novo álbum. Se eles tivessem prosseguido com  os processos judiciais e entrassem na corte ( em juízo), nós provavelmente estaríamos aqui hoje para lembrar de uma banda que amamos e que tinha acabado.
Mas a resposta veio, e ambos,  Jared e o gravadora, encontraram um caminho para a mesa de negociações. O fim da ação judicial foi anunciada em abril de 2009, oito meses após o seu início. "This Is War" estava praticamente terminado e eles decidiram que ainda precisava de uma gravadora para liberá-lo. Eventualmente, eles assinou um novo acordo.
"Foi uma longa batalha, e chegou o tempo para que a luta termine. Nós não somos certamente os especialistas nisto. Este foi certamente a primeira vez que fomos processados em US $ 30 milhões, e pela primeira vez, nós nunca tivemos que batalhar com um parceiro de negócios. Nós não somos um grupo de combatentes. Realmente não é divertido estar em litígio. Gostaria de evitar isso a todo o custo ".  - disse Jared Leto, abril de 2009"
Independência é um compromisso de vida. Seria o meu trabalho,” – 24/07,  disseram Jared e  Shannon ao considerarem  independentes. Eles tiveram que ficar com a EMI, a mesma empresa que tentou destruí-los.
Não há detalhes concretos sobre o acordo com a EMI não foram divulgados. " This Is War " foi lançado em dezembro de 2009 e foi o álbum mais bem sucedido da carreira da banda até agora.



A banda embarcou em uma turnê gigantesca para promover o álbum,  que durou 2 anos. Eles fizeram 309 espetáculos, entraram no Guiness Book of World Records. Algumas especulação aumentaram devido a este cronograma insano, opinando que seria uma forma de pagar a dívida ou estariam presentes nos termos do novo contrato. Muitas pessoas não entendem por que “Bartolomeu Cubbins”, de repente, fazia propaganda de material da banda .Muitas pessoas não entendem por que Jared  adotou  fantasmas engraçados e os colocou em produtos associados à banda e começou a vendê-los.
Jared criou várias empresas como, “ A The Hive” , “Golden Tickets” ( agora “Adventures in Wonderland” ) e “VyRT”. Um monte de pessoas estavam furiosos sobre a cobrança dos Golden Tickets, afirmando que a banda sempre conseguiu seus fãs de graça, mas ali a gravadora não poderia colocar suas mãos gananciosas.
A banda é um trabalho de amor, mas também é um negócio. Mars aprendeu isso da pior maneira. Embora existam milhões de fãs ao redor do mundo, o apoio não foi traduzido em vendas. Há uma razão pela qual Jared continua agindo .
Toda vez que um Echelon compra um CD, um bilhete de concerto ou uma camiseta, e se recusa a baixar ilegalmente o conteúdo do Mars, eles estão ajudando a banda que eles gostam a sobreviver.


Nenhum comentário: