Tivemos acesso à uma parte da entrevista/ documentário, sobre a "briga" que 30STM teve com sua gravadora e uma noção de como é difícil ser um artista respeitado em um ninho de cobras que o "show business.
30 Seconds To Mars, formado em 1998 foi criado por Jared e Shannon Leto. Eles assinaram um contrato
com a Immortal Records no ano seguinte,
1999.Deve-se entender como esse mundo da música estava: as gravadoras tinham
desfrutado de décadas de lucros incríveis , ambos com vinil e CD. A revolução
da internet ainda estava para ser sentida.
O grupo concordou em entregar três dos cinco álbuns
necessários como parte de um acordo de nove anos. Mas não foi isso que aconteceu
: o primeiro registro, que deveria ser chamado de "Welcome to the Universe
", mas acabou auto-intitulado, foi lançado em agosto de 2002. Com som Alternativo
e um tanto agressivo, o álbum não teve vendas esperadas e a MTV se recusou a divulgar
seus vídeos
O fenômeno Echelon nada mais é que, uma equipe de
rua que espalha tudo sobre a banda, arrasta pessoas para os shows , telefona
para estações de rádio pedindo-lhes para tocar Mars e distribuiu panfletos nas
ruas. Não havia Facebook, Twitter ou
YouTube. Blogs foram a coisa mais quente na época e claro o boca a boca. E em
2003, Tomo Milicevic se juntou à banda quando Solon Bixler desistiu.
Em 2004 , Jared tinha filmado "Alexandre – O grande
" e a banda estava na estrada .
Eles voltaram para o estúdio e gravaram "A Beautiful Lie", o álbum
que definiria sua carreira. Lançado em 2005, que levou um ano inteiro para
obter feedback sério. Eles quase desistiram. Mas a música e o vídeo clipe “ The
Kill " praticamente salvou a banda, que levou eles a ganharem vários
prêmios e ajudou a impulsionar as vendas de ABL , que estão atualmente acima de
4 milhões.
Por esse tempo, a Virgin tinha assumiu os contratos
que a Immortal Records tinha com os
artistas. As pessoas que apostaram os irmãos Leto já não estavam presentes. Nos
próximos dois anos, a fez uma turnê. Em 2007, Jared comprometeu muito sua saúde ao engordar
quase 40 quilos para encarnar o assassino de John Lennon no filme "
Capítulo 27 ". O problema maior não foi a parte de “engorda”, e sim o
rápido emagrecimento que Jared se forçou a fazer logo após o término das
filmagens. Sua saúde nunca foi totalmente recuperada.
No verão de 2008, Jared e Shannon decidiram
rescindir o contrato com a Virgin, que agora pertencia à EMI, mas a gravadora os
processou.
"Se você acha que o fato de ter vendido mais
de 2 milhões de discos e nunca ter sido pago um centavo é um fato inacreditável,
bem, nós também. E o fato de que a EMI nos ter informado não só que não nos pagariam nada, mas que nós ainda
devíamos a eles 1,4 milhões de dólares,
isso é mais louco ainda. " - diz Jared
Leto , 17 agosto de 2008.
A EMI
processou o 30 Seconds to Mars por quebra de contrato. De acordo com a ação, a
banda não conseguiu entregar os três álbuns que deveriam liberar. A EMI pediu
30 milhões de dólares por danos. Para entender melhor, tudo que gira em torno
do álbum, da turnê, aparições promocionais e outras despesas que são cobrados da
banda. Eles precisavam pagar por tudo antes que eles começariam a ganhar dinheiro . No caso do Mars, eles
nunca fizeram isso.
Se você acha que o fato de ter vendido mais de 2
milhões de discos e nunca ter sido pago um centavo é inacreditável , bem, nós
também. E o fato de que a EMI informou que além de não nos pagar nada, ainda
teríamos que pagar 1,4 milhões de dólares para eles é ainda mais louco.”
A maioria dos acordos das gravadoras impõem que
todas as despesas são reembolsáveis contra
royalties dos artistas. Cada limousine, cada voo e quarto de hotel, os custos
de produção da MTV, performances e Prêmios ( eles são geralmente pagos pelo
artista ), bem como custos com propaganda e turismo - tudo isso acrescentado e
tudo isso é recuperável " – diz Helienne Lindvall , compositor e músico
profissional, comentando sobre a ação contra a Mars em "The Guardian"
, agosto de 2008.
Mars contra processou a gravadora usando o mesmo
artigo que Metallica e Courtney Love usaram para renegociar contratos com suas
gravadoras.
“Nós nunca consideramos acabar com a banda. Estes
últimos anos foram fenomenais, além do imaginável e devemos cada parte dele
para vocês". Apesar do que Jared escreveu naquele dia de agosto para
acalmar os fãs, a viagem poderia ter terminado. E se a disputa durasse anos? E
se EMI ganhasse? Como eles iriam pagar 30 milhões de dólares em danos?
Antes da ação, a EMI disse a banda que o próximo
álbum, que já estava sendo trabalhado, seria usado para pagar qualquer dívida que
existisse ( 1,4 milhões de dólares).
Artifact foi gravado durante este tempo. Jared
queria documentar, não só as lutas da
batalha legal, mas também o making of do terceiro álbum.
" This is War " foi gravado no estúdio
doméstico de Jared, de forma independente, da mesma forma que a banda lutou
contra o processo judicial. Foi uma viagem próxima da insanidade. Mark Ellis, o
produtor britânico, veio para ajudar.
Representantes que eram sócios EMI tentaram impedir
as filmagens de "Artifact" e gravação de " This is War ". Em
um ponto, em " Artifact", Jared está tocando uma música no piano. Ele
suspira. e canta:
" Eles são donos de tudo" ...
" Eles são donos de tudo" ...
" Eles são donos de tudo" ...
EMI legalmente controla suas
vidas e suas músicas, e eles não tinham visto um centavo de seu trabalho. E
ainda estavam sendo processado por 30 milhões de dólares.
A velha batalha entre arte e comércio", como
Jared descreve em Artifact, também retrata artistas muito ingênuos, que
aprenderam muito com todo esse processo . Jared não queria desistir. E também
não queria se comprometer. Mas ele tinha que fazer. A banda propôs uma reunião
com a gravadora para tentar resolver as coisas fora do tribunal. Eles esperaram
dias e noites por uma resposta que não vinha . Somente esse desespero seria o
suficiente para escrever um novo álbum. Se eles tivessem prosseguido com os processos judiciais e entrassem na corte (
em juízo), nós provavelmente estaríamos aqui hoje para lembrar de uma banda que
amamos e que tinha acabado.
Mas a resposta veio, e ambos, Jared e o gravadora, encontraram um caminho
para a mesa de negociações. O fim da ação judicial foi anunciada em abril de
2009, oito meses após o seu início. "This Is War" estava praticamente
terminado e eles decidiram que ainda precisava de uma gravadora para liberá-lo.
Eventualmente, eles assinou um novo acordo.
"Foi uma longa batalha, e chegou o tempo para
que a luta termine. Nós não somos certamente os especialistas nisto. Este foi
certamente a primeira vez que fomos processados em US $ 30 milhões, e pela
primeira vez, nós nunca tivemos que batalhar com um parceiro de negócios. Nós
não somos um grupo de combatentes. Realmente não é divertido estar em litígio. Gostaria
de evitar isso a todo o custo ". - disse
Jared Leto, abril de 2009"
Independência é um compromisso de vida. Seria o meu
trabalho,” – 24/07, disseram Jared e Shannon ao considerarem independentes. Eles tiveram que ficar com a
EMI, a mesma empresa que tentou destruí-los.
Não há detalhes concretos sobre o acordo com a EMI não
foram divulgados. " This Is War " foi lançado em dezembro de 2009 e
foi o álbum mais bem sucedido da carreira da banda até agora.
A banda embarcou em uma turnê gigantesca para promover
o álbum, que durou 2 anos. Eles fizeram 309
espetáculos, entraram no Guiness Book of World Records. Algumas especulação
aumentaram devido a este cronograma insano, opinando que seria uma forma de
pagar a dívida ou estariam presentes nos termos do novo contrato. Muitas
pessoas não entendem por que “Bartolomeu Cubbins”, de repente, fazia propaganda
de material da banda .Muitas pessoas não entendem por que Jared adotou fantasmas engraçados e os colocou em produtos
associados à banda e começou a vendê-los.
Jared criou
várias empresas como, “ A The Hive” , “Golden Tickets” ( agora “Adventures in
Wonderland” ) e “VyRT”. Um monte de pessoas estavam furiosos
sobre a cobrança dos Golden Tickets, afirmando que a banda sempre conseguiu
seus fãs de graça, mas ali a gravadora não poderia colocar suas mãos
gananciosas.
A banda é um trabalho de amor, mas também é um
negócio. Mars aprendeu isso da pior maneira. Embora existam milhões de fãs ao
redor do mundo, o apoio não foi traduzido em vendas. Há uma razão pela qual
Jared continua agindo .
Toda vez que um Echelon compra um CD, um bilhete de
concerto ou uma camiseta, e se recusa a baixar ilegalmente o conteúdo do Mars,
eles estão ajudando a banda que eles gostam a sobreviver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário